A
contagem é uma das primeiras formas de contato das crianças com o sentido de
número e isso ocorre de maneira natural
no cotidiano e nas brincadeiras infantis, porém para que a criança
alcance a noção dos conceitos de numerosidade é necessário que o professor
construa a partir das habilidades básicas dessa criança o raciocínio para
seguir com conceitos mais complexos, como a adição e subtração de elementos.
Em relação à construção do conhecimento
Piaget aponta para a corrente empirista (sensorial), pois acredita que esta
construção se dá na interação entre a experiência sensorial e o raciocínio. Enfatiza que o
conhecimento, incluindo a capacidade de raciocinar logicamente, é construído
através de um processo de interação/reflexão no qual o sujeito age sobre o
objeto, tentando assim, compreender sua experiência e assim a construção vira
um processo no qual se inicia com o nascimento e continua até a idade adulta.
Na Matemática o construtivismo
privilegia esse processo, pois algumas implicações pedagógicas que utilizam da
visão empirista ou construtivista do conhecimento podem ser visualizadas na
prática do professor de Educação Infantil tanto nos conteúdos a serem
desenvolvidos quanto na metodologia utilizada e na justificativa desta
metodologia enquanto teoria adotada.
O que se sugere a esse professor é que use
como intervenções nesse processo de construção dos números o conhecimento
crítico acerca do processo ensino/aprendizagem por meio de sua vivência
enquanto professor e aluno, sendo que para isso é importante que conheça teorias
que possam justificar sua prática, refletindo sobre ela e, com isto adotando
novos métodos didáticos que proporcione ao aluno as intervenções necessárias
sobre o conhecimento do conteúdo matemático a ser ensinado.
Referência bibliográfica:
Texto:
Desenvolvimento da contagem e conceito numerosidade.
Slides Professora
Cristina: Como as crianças constroem os conceitos matemáticos.
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