quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - 1ª ETAPA


POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES QUE O PROFESSOR PODE FAZER PARA CRIANÇA NO PROCESSO INICIAL DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS

              A contagem é uma das primeiras formas de contato das crianças com o sentido de número e isso ocorre de maneira natural  no cotidiano e nas brincadeiras infantis, porém para que a criança alcance a noção dos conceitos de numerosidade é necessário que o professor construa a partir das habilidades básicas dessa criança o raciocínio para seguir com conceitos mais complexos, como a adição e subtração de elementos.

        Em relação à construção do conhecimento Piaget aponta para a corrente empirista (sensorial), pois acredita que esta construção se dá na interação entre a experiência sensorial e o raciocínio. Enfatiza que o conhecimento, incluindo a capacidade de raciocinar logicamente, é construído através de um processo de interação/reflexão no qual o sujeito age sobre o objeto, tentando assim, compreender sua experiência e assim a construção vira um processo no qual se inicia com o nascimento e continua até a idade adulta.

         Na Matemática o construtivismo privilegia esse processo, pois algumas implicações pedagógicas que utilizam da visão empirista ou construtivista do conhecimento podem ser visualizadas na prática do professor de Educação Infantil tanto nos conteúdos a serem desenvolvidos quanto na metodologia utilizada e na justificativa desta metodologia enquanto teoria adotada.

     O que se sugere a esse professor é que use como intervenções nesse processo de construção dos números o conhecimento crítico acerca do processo ensino/aprendizagem por meio de sua vivência enquanto professor e aluno, sendo que para isso é importante que conheça teorias que possam justificar sua prática, refletindo sobre ela e, com isto adotando novos métodos didáticos que proporcione ao aluno as intervenções necessárias sobre o conhecimento do conteúdo matemático a ser ensinado.

Referência bibliográfica:

Texto: Desenvolvimento da contagem e conceito numerosidade.

Slides Professora Cristina: Como as crianças constroem os conceitos matemáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário