quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA - 1ª ETAPA - APRESENTAÇÃO

A história da matemática para alunos do 5º ano
 
Objetivos dessa aula:

Demonstrar que, como qualquer ciência, a Matemática também se desenvolveu em paralelo com a evolução da humanidade.
 
    Possibilitar o contato teórico inicial com os conceitos básicos do sistema de numeração, para facilitar a cmpreensão posterior das notações.  
 
ESSA AULA É SOBRE A HOSTÓRIA DA MATEMÁTICA COM DETALHES SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS, ESCLARESCENDO QUE O PROCESSO DE NUMERALIZAÇÃO FAZ PARTE DAS APROPRIAÇÕES DA LINGUAGEM PARA GARANTIR A COMINIDADE ENTRE A HUMANIDADE.
¢ Os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois tudo o que eles precisavam para a própria sobrevivência era retirado da natureza.
¢ Depois, o homem se fixou na terra e começou a desenvolver uma série de atividades, como plantar, produzir alimentos, construir casas, domesticar animais etc.
¢ Com o surgimento das primeiras formas de agricultura o homem sentiu necessidade de conhecer o tempo, as estações do ano e as fases da Lua. E, então, criou os primeiros calendários.
¢Em paralelo, para controlar o rebanho, também percebeu que precisava “contar”.  Então, pela manhã, antes de soltar seus animais, ele estabelecia uma correspondência, na qual cada um equivalia a uma pedrinha que, por sua vez, era guardada em um saco. No fim do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa: para cada um deles, uma pedrinha era retirada do saco. Caso sobrassem pedrinhas, animais poderiam ter se perdido. Mas se houve mais animais, outra pedrinha era acrescida ao saco, além delas, os antigos também faziam marcas em ossos, pedaços de madeira, cavernas etc.
¢ Bem depois, quando algumas civilizações (egípcia, babilônica etc.) começaram a escrever, a quantidade que deu origem aos números passou a ser anotada pela repetição de traços verticais:
¢ Com o transcorrer dos séculos, a repetição de traços se tornou ineficiente e, finalmente, o sistema de numeração surgiu no Vale do Rio Indo – onde hoje é o Paquistão. O primeiro número inventado foi o 1 (um). Ele representava o homem e sua unicidade. O segundo foi o 2 (dois), que representava a mulher da família – a dualidade. Já o número 3 (três) significava muitos – a multidão. Na sequência, vieram os demais números.
¢O sistema de numeração indo-arábico
Com o passar do tempo o sistema de numeração surgiu no Vale do Rio Indo – onde hoje é o Paquistão. O primeiro número inventado foi o 1 (um).Ele representava o homem e sua unicidade. O segundo foi o 2 (dois), que representava a mulher da família – a dualidade. Já o número 3 (três) significava muitos – a multidão. Na sequência, vieram os demais números.
 
¢A invenção do zero (0)
Para representar a ausência de tudo, os hindus também criaram um símbolo que expressa o vazio. Dessa forma, foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas e centenas, como 21 (vinte e um) e 201 (duzentos e um), entre outras. Por fim, eles reuniram tudo isso e criaram um único sistema numérico – no qual, o local onde o número se encontra determina seu valor –, que foi assimilado e difundido pelos árabes, daí o nome indo-arábico.
 
 

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