Concepção de técnicas das operações
matemáticas
As educadoras Patrícia Sadosviky e Delia Lernir, responsáveis por estudos
e pesquisas na área de interação com os números em situações do cotidiano, onde
constataram hipóteses que hoje dão embasamento a maneira de ensinar as características
do nosso sistema numérico.
Antigamente era usada a concepção
de que para progredir no aprendizado dos números é preciso ensiná-los um a um,
seguindo a série numérica e em seguida classificando em unidades, dezenas e
centenas, e hoje essa técnica está caindo em desuso entre os educadores. Pois
essa maneira não leva em consideração o fato de que os alunos antes de freqüentarem
a sala de aula, têm contato freqüente com o sistema numérica.
Contatos esses que se fazem presentes
em calendários, telefones dos colegas, preços numéricos em supermercados, lojas
etc. Informalmente eles constroem representações sobre os numéricos e tentam
compreendê-los criando teorias próprias. Essa lógica é construída com base em
simples observação e na interação com os números em situações do cotidiano,
assim como as educadoras comprovam em suas pesquisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário