quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Concepção de técnicas das operações matemáticas


Concepção de técnicas das operações matemáticas

 

As educadoras Patrícia Sadosviky e Delia Lernir, responsáveis por estudos e pesquisas na área de interação com os números em situações do cotidiano, onde constataram hipóteses que hoje dão embasamento a maneira de ensinar as características do nosso sistema numérico.

 Antigamente era usada a concepção de que para progredir no aprendizado dos números é preciso ensiná-los um a um, seguindo a série numérica e em seguida classificando em unidades, dezenas e centenas, e hoje essa técnica está caindo em desuso entre os educadores. Pois essa maneira não leva em consideração o fato de que os alunos antes de freqüentarem a sala de aula, têm contato freqüente com o sistema numérica.

         Contatos esses que se fazem presentes em calendários, telefones dos colegas, preços numéricos em supermercados, lojas etc. Informalmente eles constroem representações sobre os numéricos e tentam compreendê-los criando teorias próprias. Essa lógica é construída com base em simples observação e na interação com os números em situações do cotidiano, assim como as educadoras comprovam em suas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário